FERRAMENTA PARA A AFERIÇÃO DA SUSCEPTIBILIDADE À PERSUASÃO

 

INTRODUÇÃO
          O uso correto das estratégias de persuasão envolve entregar a mensagem correta de forma específica no momento exato. A escala de medição da susceptibilidade à persuasão em português brasileiro (Br-STPS) é baseada nas seis estratégias de influência social compiladas por Cialdini(1993). Br-STPS é uma escala de medição elaborada para apoiar a criação de perfis explícitos dos usuários. O perfil-explícito é uma medida meta julgadora que convida os usuários a pensar e a refletir sobre os seus próprios traços pessoais e transmitir essas informações por meio do preenchimento das questões apresentadas no instrumento de medição.

A ferramenta visa à medição da susceptibilidade dos respondentes às estratégias persuasivas, ou princípios de influência. A personalização de intervenções persuasivas contribui para o desenvolvimento de sistemas mais eficazes do que aqueles baseados em uma solução para todos, comumente encontrada na maioria das implementações de computação persuasiva.

Na versão atual, o login do usuário é realizado por meio da API do Facebook, contudo, do modo como a ferramenta foi desenvolvida, existe a flexibilidade de se alterar facilmente a origem da autenticação. Até o momento, não há questionário adaptado aos falantes do português brasileiro que possa ser usado para investigar a eficácia das tecnologias persuasivas.

 

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

          A ferramenta que avalia a susceptibilidade à persuasão pode ser incorporada a diferentes aplicações e sistemas por empresas que atuam nos ramos de educação, marketing, comércio eletrônico, entre outros.

 

  Figura: Página inicial do módulo do usuário

 

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

   

Área: Tecnologia da Informação e Comunicação e Outros 0073/2017   ICMC           Polo São Carlos

Registro sob o nº:  BR512019001826-5                                                                           eduardobrito@usp.br

Apoio e fomento: CAPES e CNPq                                                                                   www.patentes.usp.br

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Eduardo Vieira De Brito
ADMINISTRADOR
Universidade de São Paulo
55 16 3373 8052
eduardobrito@usp.br
Inventores:
Seiji Isotani
SIMONE DE SOUSA BORGES
Palavras-chave:
Persuasão
Princípios de Influência
Tecnologia Persuasiva
Teste Psicométrico
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum