INTRODUÇÃO
O uso correto das estratégias de persuasão envolve entregar a mensagem correta de forma específica no momento exato. A escala de medição da susceptibilidade à persuasão em português brasileiro (Br-STPS) é baseada nas seis estratégias de influência social compiladas por Cialdini(1993). Br-STPS é uma escala de medição elaborada para apoiar a criação de perfis explícitos dos usuários. O perfil-explícito é uma medida meta julgadora que convida os usuários a pensar e a refletir sobre os seus próprios traços pessoais e transmitir essas informações por meio do preenchimento das questões apresentadas no instrumento de medição.
A ferramenta visa à medição da susceptibilidade dos respondentes às estratégias persuasivas, ou princípios de influência. A personalização de intervenções persuasivas contribui para o desenvolvimento de sistemas mais eficazes do que aqueles baseados em uma solução para todos, comumente encontrada na maioria das implementações de computação persuasiva.
Na versão atual, o login do usuário é realizado por meio da API do Facebook, contudo, do modo como a ferramenta foi desenvolvida, existe a flexibilidade de se alterar facilmente a origem da autenticação. Até o momento, não há questionário adaptado aos falantes do português brasileiro que possa ser usado para investigar a eficácia das tecnologias persuasivas.
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
A ferramenta que avalia a susceptibilidade à persuasão pode ser incorporada a diferentes aplicações e sistemas por empresas que atuam nos ramos de educação, marketing, comércio eletrônico, entre outros.
Figura: Página inicial do módulo do usuário
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Tecnologia da Informação e Comunicação e Outros 0073/2017 ICMC Polo São Carlos
Registro sob o nº: BR512019001826-5 eduardobrito@usp.br
Apoio e fomento: CAPES e CNPq www.patentes.usp.br