INTRODUÇÃO
O eugenol é um composto com propriedades antissépticas, analgésicas, antioxidantes e antimicrobianas que é amplamente utilizado nas indústrias farmacêutica, odontológica, cosmética e também na agroindústria.
A presente tecnologia propõe um novo método de síntese de derivados do eugenol, resultando em compostos com maior estabilidade, seletividade e potencial farmacológico que podem ser de interesse para novos medicamentos, produtos de higiene, bem como cosméticos inovadores.

-
Método inovador de síntese: É um processo químico diferenciado que gera derivados do eugenol de forma mais eficiente e controlada.
-
Novos derivados com maior potencial farmacológico: Possibilidade de gerar compostos com ação contra a leishmaniose canina e humana.
-
Versatilidade de aplicação: Os compostos derivados podem ser direcionados tanto para a saúde humana quanto para a veterinária.
-
Sustentabilidade: Se trata de um método que reduz os passos sintéticos, pois parte de um produto natural de fontes renováveis.
-
Oportunidade estratégica: A leishmaniose canina é um problema crescente para a saúde pública e para os tutores, permitindo o desenvolvimento inicial em saúde animal com menor complexidade regulatória (MAPA), acelerando a chegada ao mercado.
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
O público-alvo licenciante para essa tecnologia consiste de indústrias farmacêuticas, com atuação em saúde animal ou humana.
O eugenol é barato, abundante e disponível globalmente, permitindo aplicação em escala mundial, alinhada à demanda por produtos naturais e sustentáveis. A leishmaniose, altamente prevalente na América Latina, África e Ásia, reforça a necessidade urgente de novos candidatos a leishmanicidas.
Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais); 0048/2023
Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto – USP
APOIO E FOMENTO: Processos nº 140137/2018-1; 132993/2020-1. Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico (CNPq). Processo nº 2022/05327-7. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP.”.
Protegida sob o nº BR 10 2024 004709 5
Polo Ribeirão Preto - foprado@usp.br - www.patentes.usp.br