INTRODUÇÃO
O nanismo é um transtorno que afeta um em cada mil nascimentos, caracterizando-se por uma deficiência do crescimento. Infelizmente, a vivência em um mundo projetado para uma estatura muito maior que a dos portadores de nanismo torna-se um agravante para uma baixa qualidade de vida desses indivíduos, pois os objetos carecem de um design universal que garanta essa liberdade.
Dessa forma, a presente tecnologia discorre sobre um dispositivo que permite acessar compartimentos de difícil alcance por pessoas portadoras, visando à supracitada autonomia e ao rompimento de limitações de altura. O móvel compreende degraus retráteis, barras de segurança e um opcional sistema de deslocamento por rodízios. A escada se configura como um instrumento de auxílio em atividades diárias, domésticas ou externas, além de funcionar como mesa para acomodação de objetos e/ou decoração.
DIFERENCIAL
A presente tecnologia diferencia-se de outras similares por apresentar adaptações ergonômicas e de segurança. As escadas padronizadas apresentam sistema de deslocamento por rodízios, ou um design que permite menor ocupação de espaço durante a sua não utilização. A presente invenção, dessa maneira, abre um leque de possibilidades para uso, incluindo funcional e decorativo, além de ser ecologicamente sustentável e de baixo custo - visto que foi projetado com pallets de madeira.
APLICAÇÕES E PÚBLICO-ALVO
A tecnologia a ser implementada em trabalhos e ambientes que necessitam de alcance se insere no campo das tecnologias assistivas. A inovação tem como principal público alvo países com índice de indivíduos de média à baixa estatura, e é destinada, principalmente, às pessoas com nanismo.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Saúde e Cuidados Humanos; 0034/2021
Escola de Engenharia de Lorena/EEL - Universidade de São Paulo/USP
Protegida sob o nº BR202021025392-0