INTRODUÇÃO
A incontinência urinária afeta em média uma a cada 25 pessoas, segundo dados da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), das quais a maior parte são mulheres. O método mais amplamente utilizado para correção de incontinência urinária de esforço, é a aplicação de fitas sintéticas (sling) para suspensão da uretra. Por mais que esse procedimento tenha alta taxa de cura e recuperação, podem ocorrer algumas complicações pós-operatórias, como retenção da urina, devido ao encurtamento da uretra que está apoiada sobre o sling. Esta retenção pode levar a uma infecção no trato urinário.
Visando eliminar a possibilidade de complicações e intervenções pós-operatórias, esta tecnologia traz um sling bipartido e interligado por um segmento de elastômero biocompatível e biodegradável, que permanece em contato com a região inferior da uretra. Este segmento biodegradável então se degradará no devido tempo sendo naturalmente absorvido e expelido pelo organismo, enquanto as porções laterais do sling, de polipropileno, estarão fixadas por tecido cicatricial, desobstruindo o fluxo de urina. Slings de polipropileno são disponíveis comercialmente, no entanto, a utilização de um elastômero biocompatível e biodegradável, como aqui proposta, não havia sido desenvolvida, e tampouco testada.
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
A tecnologia pode ser aplicada em intervenções cirúrgicas, que visam prover contenção e suporte a órgãos em prolapso, como no caso de incontinência urinária. Assim, se insere na área de Saúde e Cuidados (Humanos e Animais).
Figuras: 1 – Esquema do elastômero biodegradável e biocompatível integrado ao sling em vista lateral.
2 – Esquema do elastômero biodegradável e biocompatível integrado ao sling em vista superior. (2 – elastômero; 1 – extremidades de polipropileno).
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais); 0105/2019
Escola de Engenharia de São Carlos – USP
APOIO E FOMENTO: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no 88882.180158/2018-01.
Protegida sob o nº BR 102020020721-0 Polo São Carlos
inovacao@sc.usp.br
www.patentes.usp.br