
INTRODUÇÃO
No Brasil, o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) é oferecido pelo SAMU e requisitado através de ligação telefônica para o 192. Mas, o que acontece se quem requisita um APH é uma pessoa com alguma condição que dificulte a teletriagem, como surdez? Pensando nisso, foi desenvolvido o aplicativo e-SU, uma alternativa ágil, eficaz, segura e acessível para indivíduos cegos, surdos, idosos e aqueles que moram sozinhos.
DIFERENCIAL
O software facilita a comunicação entre paciente e socorrista, possibilitando o uso de fotos, vídeos, mensagens de texto, áudios e língua de sinais. O aplicativo também permite que o usuário adicione contatos de emergência e envie sua localização pelo sinal de GPS (Global Positioning System). Além disso, os testes feitos comprovam a capacidade de aplicação e o grande potencial de aprimoramento da plataforma.
APLICAÇÕES E PÚBLICO –ALVO
A tecnologia está inserida no campo das tecnologias de assistência à saúde. Sua base é o SAMU, tendo como público-alvo a população brasileira, mas pode ser exportada para qualquer país que ofereça serviços de APH. Tendo como base o SAMU, tem como público alvo o Brasil, mas pode ser exportado para qualquer outro país que disponha de serviços de APH.
Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais); Tecnologias da
Comunicação e Informação; 0083/2021
Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP
Protegida sob o n° BR 51 2022 001038 0