Dispositivo portátil para análise preditiva de pressão acústica de transdutores de ultrassom

 

Introdução

       Equipamentos de ultrassom médico são avaliados durante sua fabricação em termos de parâmetros acústicos estabelecidos por normas. As normas asseguram para a faixa de diagnóstico uma emissão acústica sem danos por efeito térmico e para a faixa de terapia o aquecimento e/ou ablação controlados, de acordo com a prescrição médica. Os transdutores apresentam grande incidência de defeitos devido a sua maior exposição a impactos e mal-uso durante seu tempo de vida útil. Em aparelhos de diagnóstico, um transdutor defeituoso reduz a resolução da imagem e penetração; aumenta o ruído de fundo, causando erros no cálculo Doppler da velocidade do sangue; e pode causar danos por aquecimento. Uma avaliação mais frequente do transdutor é necessária para a segurança do paciente que, apesar de prevista por norma, não é imposta ou recomendada por nenhum órgão regulatório nacional ou internacional.

 

 

Objetivos

       A invenção tem como objetivo um novo equipamento, portátil, alimentado por bateria, que avalia o funcionamento de transdutores através da análise da força de radiação acústica produzida pelo transdutor em funcionamento.

 

Benefícios

a) Baixo custo e complexidade;

b) Não exige mão de obra especializada;

c) Facilmente implantados em clínicas e hospitais devido a sua simples montagem;

d) Análise preditiva que permitirá a redução de custos e impactos administrativos devido ao reagendamento de exames, perda de produtividade, extensão da internação e inconvenientes aos pacientes;

e) Melhor controle de peças de substituição;

f) Garantia de diagnóstico e terapia eficazes aos pacientes.

 

Aplicações

       A presente tecnologia é aplicada para avaliação do funcionamento dos transdutores pelo próprio profissional de saúde diretamente na clínica, indicando os primeiros sinais de falhas e possibilitando que seja acionado a manutenção previamente, antes que parem de funcionar por completo.

 

Público alvo: Empresas do setor de equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos.

 

Parceiros: FAPESP e CAPES

Patente registrada sob n° BR 102016021951-5

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Antonio Adilton Oliveira Carneiro
Hermes Arytto Salles Kamimura
Rogério Bulha Siqueira
Danilo Januario Camara
Thiago Wellington Joazeiro De Almeida
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum