DISPOSITIVO PARA ISOLAMENTO RELATIVO EM PROCEDIMENTOS ODONTOLÓGICOS

 

INTRODUÇÃO

No contexto atual de saúde dentária, a busca por tratamentos para doenças tal como a cárie tem crescido bastante. No entanto, esses tratamentos são normalmente muito invasivos e pouco eficientes, causando desconforto para o paciente e dificuldade no manuseio para o dentista. Uma das técnicas mais comuns é o “isolamento relativo”, que consiste basicamente em isolar a área tratada de umidade, facilitando o acesso ao campo operatório, e prevenindo acidentes, tanto para o paciente como para o dentista. Para essa técnica se utiliza sugador de saliva e rolos de algodão, podendo estar ou não acoplados a algum dispositivo. 
 
Alguns dispositivos que auxiliam o “isolamento relativo” já estão sendo comercializados, no entanto além de causarem muito desconforto nos pacientes, só possuem função de acomodar o algodão, não resolvendo assim o problema de contenção da língua. 
 
Esta tecnologia traz um novo dispositivo para o mercado, visando melhorar os aspectos ergonômicos, e ainda mantendo sua função de controlar umidade, facilitar acesso ao campo operatório e prevenir acidentes. Seu desenvolvimento permite produção em moldes de injeção, podendo ser fabricados com polímeros sustentáveis e resistentes à autoclave/esterilização. Além disso, sua nova morfologia ergonômica com cantos e curvas arredondadas, proporciona maior conforto ao paciente e evita acúmulo de resíduos. O design é simétrico, podendo ser utilizado em ambos os lados da boca, e tem espaço para acomodar até três rolos de algodão e/ou gaze.
 

Figuras - 1. Representação do dispositivo na boca do paciente  2. Representação do dispositivo completo montado em perspectiva.        

DIFERENCIAL
O aparelho caracteriza-se em um prendedor de rolo de algodão que controla a umidade e contém movimentos da língua, permitindo acesso ao campo operatório, prevenindo acidentes, além de possuir um design ergonomicamente adequado às estruturas anatômicas, sem comprometer o uso das mãos do profissional.
 
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
A tecnologia serve como ferramenta na área de Saúde e Cuidados, principalmente no mercado odontológico. Pretende trazer um produto que irá facilitar o trabalho de dentistas, e trazer mais conforto e praticidade para os pacientes.
 
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

   

Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais); 0080/2019                                                                 
Faculdade de Odontologia de Bauru – USP                                                      
APOIO E FOMENTO: CNPQ, nº 132410/2017-6
Protegida sob o nº: BR 10 2020 004911-9
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Polo Bauru

 

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
MARIA APARECIDA DE ANDRADE MOREIRA MACHADO
SUSY NAZARÉ SILVA RIBEIRO AMANTINI
KIM TANABE DE MOURA LEITE
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum