DISPOSITIVO PARA AUXÍLIO DE USUÁRIOS COM LIMITAÇÕES MOTORAS NOS MEMBROS SUPERIORES

 

INTRODUÇÃO

        A tecnologia assistiva é de grande importância na equiparação de oportunidade e habilitação funcional de pessoas com algum tipo de deficiência e/ou incapacidade temporária ou permanente, uma vez que propicia meios de promoção de independência e autonomia.

        Com base nisso, dispositivos para auxílio de tarefas manuais estão sendo produzidos como forma de cobrir a falta de adaptabilidade de utensílios usados em atividades diárias e para suprir a ausência de produtos nacionais para este fim, considerando o elevado custo dos modelos importados comercialmente disponíveis. 

        O presente utensílio é destinado a usuários que apresentam limitações motoras ocasionadas por tremor nos membros superiores, permitindo a independência do usuário na realização de atividades diárias.

        O utensílio pode, opcionalmente, acoplar uma colher, uma faca, um garfo, ou, ainda, um objeto para auxílio de atividades de autocuidado, como uma escova  de dentes, um pente ou uma escova de cabelos.

        Quando comparado aos dispositivos disponíveis no mercado, destacam-se os seguintes benefícios: (i) mecanismo totalmente mecânico; (ii) sistema de compensação de peso  por meio da  inserção  e  retirada  de  água,  proporcionando  uma  variação de massa do conjunto; (iii) Componentes com baixa complexidade de fabricação, que impactam, inclusive, na manutenção, reposição de peças e higienização do produto; (v) possibilidade de utilização para um conjunto de finalidades (pente, escova, garfo etc.).

 

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

        Tecnologia assistiva destinada a usuários que apresentam limitações motoras ocasionadas por tremor nos membros superiores, tendo como público alvo, empresas que atuam na produção de dispositivos e equipamentos de tecnologia assistiva.

 

                          Figura  - Dispositivo para auxílio de tarefas manuais.                       

 

  ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO


   

 

Área: Outros   0185/2015   EESC / FMRP / IQSC                                                              Polo São Carlos

Patente protegida sob o nº:  BR 202016024314-4                                                         eduardobrito@usp.br

                                                                                                                                           www.patentes.usp.br 

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Eduardo Vieira De Brito
ADMINISTRADOR
Universidade de São Paulo
55 16 3373 8052
eduardobrito@usp.br
Inventores:
Zilda De Castro Silveira
Artur Valadares De Freitas Santos
Alessandra Cavalcanti De Albuquerque E Souza
Palavras-chave:
Dispositivo
Doença de Parkinson
Saúde Coletiva
Sustentabilidade
Tecnologia Assistiva
Terapia Ocupacional
Vibração
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum