INTRODUÇÃO
A tecnologia assistiva é de grande importância na equiparação de oportunidade e habilitação funcional de pessoas com algum tipo de deficiência e/ou incapacidade temporária ou permanente, uma vez que propicia meios de promoção de independência e autonomia.
Com base nisso, dispositivos para auxílio de tarefas manuais estão sendo produzidos como forma de cobrir a falta de adaptabilidade de utensílios usados em atividades diárias e para suprir a ausência de produtos nacionais para este fim, considerando o elevado custo dos modelos importados comercialmente disponíveis.
O presente utensílio é destinado a usuários que apresentam limitações motoras ocasionadas por tremor nos membros superiores, permitindo a independência do usuário na realização de atividades diárias.
O utensílio pode, opcionalmente, acoplar uma colher, uma faca, um garfo, ou, ainda, um objeto para auxílio de atividades de autocuidado, como uma escova de dentes, um pente ou uma escova de cabelos.
Quando comparado aos dispositivos disponíveis no mercado, destacam-se os seguintes benefícios: (i) mecanismo totalmente mecânico; (ii) sistema de compensação de peso por meio da inserção e retirada de água, proporcionando uma variação de massa do conjunto; (iii) Componentes com baixa complexidade de fabricação, que impactam, inclusive, na manutenção, reposição de peças e higienização do produto; (v) possibilidade de utilização para um conjunto de finalidades (pente, escova, garfo etc.).
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
Tecnologia assistiva destinada a usuários que apresentam limitações motoras ocasionadas por tremor nos membros superiores, tendo como público alvo, empresas que atuam na produção de dispositivos e equipamentos de tecnologia assistiva.
Figura - Dispositivo para auxílio de tarefas manuais.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Outros 0185/2015 EESC / FMRP / IQSC Polo São Carlos
Patente protegida sob o nº: BR 202016024314-4 inovacao@sc.usp.br
www.patentes.usp.br