INTRODUÇÃO
O consumo de alimentos in natura é notadamente crescente. A ingestão dos alimentos com a máxima ca- racterística organoléptica preservada, em comparação à lavoura, é adequada e desejada, porém perigosa, devido aos contaminantes presentes. Por esse motivo, faz-se necessário eliminar os agentes patógenos causadores de infecções ou propagações de enfermidades para o ser humano. Tais problemas também se relacionam às plantas produtivas de outros setores, tais como as indústrias farmacêuticas e aos bioprocessos que requerem uma descontaminação em um fluido que circula.
A presente invenção refere-se a um dispositivo de descontaminação por irradiação de luz ultravioleta, ao qual se aplica a linhas de fluídos industriais.
Quando comparado aos dispositivos já existentes, destacam-se as seguintes características:
- Propicia uma redução sistêmica dos agentes químicos aplicados durante o processo produtivo nas in- dústrias;
- Maior tempo de vida útil do volume de fluido utilizado;
- Configurada de forma que a distribuição óptica e a intensidade tenham a menor perda possível devi- do aos efeitos de simetria.
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
Tal dispositivo poderá ser aplicado na água de carregamento de hortaliças e/ou alimentos minimamente processado in natura e também em indústrias farmacêuticas que necessitam de descontaminação de água de carregamento.
Público Alvo: Indústrias Farmacêuticas e Produtores de Hortaliças e Alimentos.
Figura – Representação gráfica do sistema mecânico do dispositivo com a inserção da parte eletrônica.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Agropecuária e Alimentos 0040/2017 IFSC Polo São Carlos
Patente protegida sob o nº: BR102018000208-2 inovacao@sc.usp.br
www.patentes.usp.br