DISPOSITIVO DE ORIENTAÇÃO PARA A INSERÇÃO DE IMPLANTES E MÉTODO DE FUNCIONAMENTO DO MESMO

 

Introdução

        Os mini-implantes para ancoragem ortodôntica têm sido utilizados com o propósito de  evitar os movimentos dentários  indesejados e eliminar a necessidade de colaboração do paciente com a utilização de aparelhos para reforço de ancoragem, tornando os resultados do tratamento mais previsíveis devido à exequibilidade dos objetivos terapêuticos.

       Se faz necessário o uso de aparatos para guiar a inserção de mini-implantes para evitar complicações devido a inserção inadequada dos mesmos. Contudo, o guias cirúrgicos convencionais proporcionam orientação cirúrgica bidimensional, o que impossibilita a definição precisa de penetração para o procedimento, diminuindo o grau de confiabilidade e aumentando o risco da inserção do implante.

 

 

 

   

Objetivos

A presente invenção consiste em um dispositivo de orientação para a inserção de implantes, compreendendo um guia radiográfico-cirúrgico e um posicionador radiográfico coaxial acoplável, que permite a determinação do local e da direção de penetração de um dispositivo cirúrgico e/ou implante, assim como a orientação dos feixes de raio-X na mesma direção de penetração do dispositivo cirúrgico.

 

Aplicações e público alvo

Indústrias de equipamentos odontológicos

 

Informações Adicionais

Desenvolvida na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP). O pedido de patente está depositado e disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial.

 

Estágio de desenvolvimento
 

Pedido de patente registrado sob n° PI 0802308-5

 

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Guilherme Dos Reis Pereira Janson
Sergio Estelita Cavalcante Barros
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum