DISPOSITIVO DE EXPANSÃO RÁPIDA DA MAXILA

 

Introdução

        O procedimento de expansão rápida da maxila tem a finalidade de corrigir imperfeições, como, por exemplo, a dimensão reduzida da arcada  dentária superior, ou também o pequeno diâmetro da dita arcada. Esta correção é obtida por meio da abertura do espaço longitudinal no centro do céu-da-boca, com consequente aumento da largura da base óssea superior do palato.

    Nos dispositivos utilizados para realização do procedimento de expansão rápida, o expansor ancora-se diretamente nos dentes superiores, de modo que estes se deslocam para fora da posição original. Além disso, cerca de 50 a 60% do efeito da expansão é perdido, uma vez que os dentes se deslocam , ao invés da maxila se expandir. Desta forma, é necessário o emprego de recursos para diminuição dos inconvenientes geradas pelas técnicas existentes.

 

 

 

   

Objetivos

A presente invenção tem como objetivo proporcionar um dispositivo de expansão rápida da maxila de elevada eficiência e que possibilite o aumento do perímetro das arcadas dentárias superior e inferior, com estabilidade na expansão e a preservação da anatomia, sem alterar a posição dos dentes.

 

Aplicações e público alvo

Empresas do setor de equipamentos odontológicos.

 

Informações Adicionais

Desenvolvida na Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP). O pedido de patente está depositado e disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial.

 

Estágio de desenvolvimento

 

Pedido de patente registrado sob n° PI 0900692-3

 

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Daniela Gamba Garib Carreira
Ricardo De Lima Navarro
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum