DISPOSITIVO COM NÍVEL DE BOLHA PARA POSICIONAMENTO DO MODELO DA ARCADA SUPERIOR NO ARTICULADOR DENTÁRIO

 

Introdução

A transferência da posição da maxila do paciente em relação à base do crânio  para o articulador dentário é feita através do uso do arco facial. A falta de reprodutibilidade apresentada pelo uso do arco facial e a dificuldade em seu manuseio, são fatores questionáveis por parte dos operadores. O uso do dispositivo com nível de bolha é mais vantajoso pois permite o registro do posicionamento espacial da maxila com maior precisão e facilidade, impedindo a ocorrência de erros operacionais.

 

Objetivos

A invenção consiste em um dispositivo que substitui o arco facial, podendo ser utilizado em pacientes com ausência ou alterações do pavilhão auditivo. Permite o posicionamento do modelo de arcada superior do paciente nos articuladores dentários Arcon ou não Arcon, utilizando como referencia um nível de bolha para obtenção da horizontal verdadeira a partir da posição natural da cabeça (PNC).

 

Aplicações e público alvo

a) Indústria de equipamentos odontológicos.

 

Informações Adicionais

Desenvolvida pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) e pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), ambas da Universidade de São Paulo (USP). O pedido de patente foi depositado e está disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial.

 

Estágio de desenvolvimento
 

Pedido de patente registrado sob n° PI1100991-8

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Alexandre Laguna Terreri
Francisco Veríssimo De Mello Filho
César Bataglion
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum