DISPOSITIVO À BASE DE LÂMPADAS E OU LÂMPADAS DE LEDS UTILIZADO EM PROCEDIMENTOS DE FOTOTERAPIA COM UVA PARA O TRATAMENTO DE DIVERSAS DOENÇAS DA PELE

 

Introdução

A fototerapia é utilizada para tratar uma grande variedade de  doenças de pele. Desde o século passado ela tem sido utilizada em várias modalidades, com irradiação UVA e UVB, sendo atualmente indicada para o tratamento de dermatoses inflamatórias, vitiligo, psoríase, linfomas cutâneos de células T, eczemas crônicos, demostrando bons resultados terapêuticos.                                                                                 

    

 

Figura 1 - Vista em perspectiva

do dispositivo descrito na presente invenção. 

Objetivos

A presente invenção refere-se a um dispositivo à base de lâmpadas, operando em comprimentos de ondas entre 320 e 400nm (Radiação Ultravioleta A-UVA), capaz de realizar a fototerapia com o objetivo de tratamento de diversas doenças da pele.

O diferencial do dispositivo refere-se à configuração do sistema de iluminação móvel, acoplado a uma maca onde o paciente fica deitado durante o tratamento de forma confortável. Tal dispositivo de iluminação envolve o corpo do indivíduo em um movimento circular levando a uma iluminação uniforme ao longo de toda a extensão do corpo.

Os equipamentos que existem no mercado não apresentam um sistema de iluminação móvel acoplado a uma maca conferindo conforto ao paciente.

Os sistemas alternativos disponíveis são cabines ou então salas fechadas onde o paciente é trancado dentro do sistema de iluminação.

 

 

Aplicações

Tratamento de diversas doenças da pele como: vitiligo, psoríase, dermatite atópica, fotodermatoses idiopáticas (erupção polimorfa à luz, hidroa vaciniforme, urticária solar, prurigo actínico, dermatite crônica actínica), dermatite seborreica entre outras. 

 

Público alvo: Indústria de equipamentos médico-hospitalares.

 

Estágio de desenvolvimento
 

 

Pedido de Patente depositado sob n° BR102017001401-0

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Eduardo Vieira De Brito
ADMINISTRADOR
Universidade de São Paulo
55 16 3373 8052
eduardobrito@usp.br
Inventores:
Vanderlei Salvador Bagnato
Priscila Fernanda Campos De Menezes
Daniel José Chianfrone
Palavras-chave:
Fototerapia
LEDs
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum