INTRODUÇÃO
A melatonina é um hormônio presente na maioria dos seres vivos e é um dos mais antigos indicadores biológicos da natureza. A melatonina é o hormônio que marca o escuro, e, portanto, em humanos prepara o organismo para as horas de sono. A melatonina também tem função anti-inflamatória. Sua produção diária é bloqueada quando o organismo se defende de alguma agressão, e é restabelecida quando a infecção foi combatida.
Vários estudos demonstraram que níveis anormais de melatonina estão relacionados a doenças como hipertensão, diabetes tipo II, depressão, insônia e alguns tipos de câncer, como mama e colorretal. No caso de glioblastomas (câncer de cérebro) os tumores que produzem melatonina são menos agressivos que os que não produzem melatonina. Consequentemente, a detecção e quantificação da concentração sérica desse hormônio é uma ferramenta importante para o campo da medicina. A detecção desse hormônio geralmente é realizada por testes ELISA e radioimunoensaio, que, apesar da precisão, apresentam altos custos e demandam tempo e pesquisadores especializados.
Por isso, é necessário desenvolver técnicas mais simples e acessíveis. Os sensores eletroquímicos são dispositivos de baixo custo, realizam análises rápidas e possuem uma construção simples, apresentando também grande potencial de industrialização. Aqui nós desenvolvemos um biossensor eletroquímico para detectar e quantificar o hormônio melatonina baseado em voltametria cíclica através de filmes finos de PANI / PVS (polianilina / poli (ácido vinil sulfônico)). Uma plataforma ITO foi revestida com polímeros condutores PANI / PVS usando a técnica de camada por camada. O biossensor foi capaz de detectar melatonina em uma faixa de concentração de 10 -4 a 5x10 6 mol.L-1. O limite de detecção foi de 2,824x10-6 mol.L-1 e o eletrodo foi estável sob medidas sucessivas.
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
Pode ser utilizada no campo da biotecnologia. Empresas especializadas em desenvolvimento de sensores.
Figura: Força Atômica Microscópica
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Outros 0109/2015 Instituto de Fìsica de São Carlos Polo São Carlos
Patente protegida sob o nº: BR 10 2015 025909-3 inovacao@sc.usp.br
www.patentes.usp.br