INTRODUÇÃO
Histonas desacetilases (HDACs) são enzimas que exercem papéis cruciais em inúmeros processos biológicos, principalmente por condensarem a cromatina e assim reprimirem a transcrição gênica. Uma proteína quinase é uma enzima que modifica outras proteínas adicionando quimicamente grupos fosfato (ação fosforilativa). A fosforilação normalmente resulta em alteração funcional da proteína alvo por alteração da atividade enzimática, localização celular ou associação com outras proteínas. O genoma humano contém cerca de 500 genes de proteína quinase e constituem cerca de 2% de todos os genes humanos. Notadamente, por volta de 30% de todas as proteínas humanas podem ser modificadas pela atividade de quinases, as quais são conhecidas por regularem a maioria das vias celulares de sinalização, especialmente as envolvidas na transdução de sinal. Falhas em processos regulados por HDACs e proteínas quinases são amplamente observados em cânceres e doenças neurogenerativas.
A presente invenção refere-se a compostos híbridos, que apresentam estrutura química potencialmente capaz de inibir tanto histona desacetilases (HDACs) quanto proteínas quinases, alvos importantes em doenças como o câncer e desordens neurodegenerativas. Os compostos híbridos testados apresentam atividade biológica em linhagens derivadas de tumores sólidos, como HCT116 (cólon) e MCF-7 (mama), e hematológicos, como Jurkat (linfoma de células T) e Namalwa (linfoma de células B).
DIFERENCIAL
A presente inovação se destaca por apresentar compostos híbridos que podem ser utilizados em medicamentos de combate ao câncer e doenças neurodegenerativas. Em se tratando de estruturas potencialmente multialvo, podem representar importante ganho em estratégias terapêuticas polifarmacológicas, além de significativo ganho em propriedades farmacocinéticas (como estabilidade metabólica) e farmacodinâmicas (sinergismo de ação), se comparadas aos fármacos isolados em coadministração.
Figura: Estrutura híbrida comum aos compostos da presente invenção (BR 10 2021 018203 2)
APLICAÇÕES E PÚBLICO –ALVO
A presente invenção se insere no campo da Farmácia-Bioquímica, mais especificamente na área de Química Farmacêutica Medicinal, e se orienta para indústrias farmacêuticas que buscam candidatos a fármacos híbridos, com estrutura química multialvo, potencialmente capaz de inibir tanto histona desacetilases (HDACs) quanto proteínas quinases, com vistas à ação terapêutica e melhoria da saúde dos pacientes.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Química Farmacêutica Medicinal ; 0015/2020
Faculdade de Ciências Farmacêuticas - USP
APOIO E FOMENTO: processo nº 140453/2015-6
CNPq
Protegida sob os nº BR 10 2021 018203 2