COMPOSTOS ISOLADOS DE BACCHARIS SPP. PARA USO EM FORMULAÇÕES FARMACÊUTICAS E COSMÉTICAS

 

Introdução

      O controle eficaz da placa dental é essencial para prevenção da maiorias das doenças da cavidade bucal, especialmente cáries e doenças periodontais, as quais estão entre as mais prevalentes.

       Sendo assim, se faz necessária a busca por agentes terapêuticos para o tratamento da placa dental que possuam elevada eficiência e efeitos colaterais mínimos, em comparação com aqueles existentes no mercado atualmente.

       A flora consiste em uma fonte inesgotável de componentes com atividade biológica, como, por exemplo, os compostos provenientes de Baccharis spp., que possuem capacidade terapêutica bem relatada na literatura. Entretanto, extratos, frações e determinados componentes ativos de tal planta possuem baixa solubilidade.

 

 

Objetivos

        A tecnologia consiste no uso de componentes de Baccharis spp. na forma de microemulssões para formulação de medicamentos, enxaguatórios ou outros produtos empregados na higiene bucal, com objetivo de prevenir e tratar periodontites, cáries e placa dental.

       Os extratos na forma de microemulssões ainda podem ser utilizados em medicamentos e cosméticos devido às suas atividades analgésica, anti-inflamatória, cicatrizante, antimicrobiana, antisséptica, anticarcinogênica e antineoplásicas.

       O uso de sistemas microemulssionados na presente inveção permitem a correta solubilização dos componentes, além da veiculação apropriada e liberação sítio-específica de ativos naturais.

 

 Aplicações e público alvo

  • Indústria cosmética e farmacêutica.
  • Indústria de produtos odontológicos.
  • Indústria de produtos de higiene pessoal.

 

Informações Adicionais

Desenvolvida na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da Universidade de São Paulo (USP). O pedido de patente está depositado e disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial.

 

Estágio de desenvolvimento
 

 

Pedido de patente depositado sob o nº: PI0900802-0

 

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Ana Cristina Morseli Polizello
Augusto César Cropanese Spadaro
Denise Pimenta Da Silva Leitão Mazzi
Renata Fonseca Vianna Lopez
Jairo Kenupp Bastos
Mateus Freire Leite
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum