COMPOSTOS ANTITUMORAIS, PROCESSO E PRODUÇÃO DE COMPOSTOS ANTITUMORAIS E USO

 

Introdução

Complexos baseados em outros íons metálicos são tidos como alternativas aos compostos antiparasitários e/ou antitumorais usados tradicionalmente pela indústria farmacêutica, os quais possuem alta toxicidade. Esta tecnologia apresenta um processo de produção de compostos antitumorais que apresentam dois sítios metálicos, preferencialmente um de platina e outro de metal essencial, como cobre ou zinco. Espera-se que a qualidade e o desempenho desses compostos frente aos tradicionais complexos sejam melhores, visto que sua toxicidade é menor.

 

Objetivos

Propor compostos antitumorais contendo um único grupamento orgânico coordenado simultaneamente a dois íons de metais de transição úteis na prevenção e tratamento do câncer. Também são objetivos dessa tecnologia a proposição de um processo de produção para tais compostos, bem como seu uso como medicamento.

 

Aplicações e público alvo

a) Produção de novos medicamentos voltados para o tratamento do câncer, apresentando qualidade e desempenho superiores em comparação aos medicamentos tradicionais;

b) Empresas produtoras de medicamentos similares.

 

Estágio de desenvolvimento

Parceiros: FAPESP

Patente registrada sobre n° BR10 2015 001045-1

 

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
Ana Maria da costa ferreira
Esther Escribano aranda
Koiti Araki
Tiago Araújo matias
Carolina Portela luz
Fabio Luiz navarro marques
Palavras-chave:
© 2018. All Rights Reserved. Powered by Inteum