COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA E SEU USO NO CONTROLE DE TUMORES INDUZIDOS POR HPV-16

 

INTRODUÇÃO
        A presente invenção trata da utilização de duas construções de DNA plasmideal, uma contendo o gene que expresse e oncoproteína E7 do vírus do papiloma humano tipo-16 (HPV-16) fusionadas à glicoproteina D (9D) do herpes simplex tipo-1 (HSV-1) e outra contendo o gene que expressa a interleucina-2 (IL-2) para o preparo de uma composição farmacêutica e o seu uso no controle de tumores induzidos pelo HPV-16. Tal composição farmacêutica apresenta interesse para a indústria farmacêutica para a manufatura de medicamentos para uso humano destinados ao controle de tumores.

        A administração dessa composição farmacêutica, em animais previamente desafiados com linhagem tumoral TC-1, conferiu proteção completa (100%) para o desenvolvimento de tumores, tanto de forma profilática como terapêutica, e representa uma estratégia inédita de grande interesse prático, e que necessita de proteção do invento visando futuras aplicações clínicas em seres humanos e animais.

 

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

          Pode ser aplicado em medicamentos destinados ao controle de tumores. O público alvo são empresas que atuam no setor farmacêutico.

                     

 Figura: consiste em um ensaio de proteção terapêutica de camundongos CS7BL/6 desafiados com células tumorais TC-1. Os animais foram imunizados com uma dose do vetor plL-2 ou pVangE7, ou com uma dose da composição farmacêutica contendo os vetores pVangE7 e plL-2 administradas na quantidade de 50pg de DNA/dose. As vacinas e a composição farmacêutica foram administradas 3 dias após o desafio.                     

 

  ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

 

   

 

Área: Saúde e Cuidados Pessoais    0041/2009    FMRP            Polo Ribeirão Preto

Pedido de Patente protegido sob o nº: PI0904880-4                       foprado@usp.br

                                                                                                  www.patentes.usp.br

Apoio e fomento: FAPESP

Processo nº2008/11658-9, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s)  autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”

                                                                                                                                                                                                    

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
CÉLIO LOPES SILVA
Luis Carlos De Souza Ferreira
Mariana De Oliveira Diniz
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum