INTRODUÇÃO
Considerando a necessidade de métodos e atividades agrícolas menos agressivos ao meio ambiente, a tecnologia propõe a introdução de materiais recicláveis na produção de colmeias. Com materiais provenientes de placas recicladas de embalagens cartonadas longa vida, a tecnologia prevê um manejo na produtividade apicultora pela substituição das caixas comumente utilizadas, que são de madeira.
Além de oferecer maior durabilidade e resistência, as colmeias propostas facilitam a gestão do próprio apicultor no processo, tanto pelo novo material quanto pela facilidade na montagem elaborada por encaixes. Também proporcionam uma redução nos custos usuais de manutenção das colmeias de madeira. Assim, a tecnologia agrega a necessária sustentabilidade na apicultura sem diminuir a produtividade, além de trazer benefícios no processo de produção.
Imagem Ilustrativa – design da colmeia modelo Langstroth adaptada para material reciclado. Fonte: próprio autor
DIFERENCIAL
A invenção propõe a produção de colmeias com material sustentável e 100% reciclável, com menor custo para confecção e manutenção das caixas. Adicionalmente a uma maior durabilidade, proteção contra infestações de cupins, que afetam os materiais comuns, e a chuva, igualmente, o material também foi pensado para promover maior segurança no manejo, assim como o controle do habitat interno das abelhas residentes.
APLICAÇÕES E PÚBLICO –ALVO
A tecnologia se insere no ramo da apicultura, e pode ser utilizada na área da Agropecuária, Saúde e Cuidados (Humanos e Animais), de forma que pode impulsionar a atividade apicultora sustentável no Brasil.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Agropecuária; Saúde e Cuidados (Humanos e Animais); 0075/2020
Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos – USP
Protegida sob o nº BR 10 2021 013835 1
Polo São Paulo