Introdução
Grande parte dos fármacos disponíveis no mercado são de administração oral, na forma farmacêutica sólida (comprimidos). Em busca de novas formas de apresentação, a engenharia de cristais é uma área crescente para o controle de qualidade e dos demais fatores biotecnológicos envolvidos na produção de um fármaco.
O desenho e a síntese de novas formas sólidas farmacêuticas multicomponentes têm sido utilizados para expandir o panorama dos medicamentos hoje comercializados, visando a alterações das propriedades físico-químicas que possam refletir na melhoria da função terapêutica do fármaco no organismo do paciente.
Objetivos
Utilizado no tratamento de doenças de forma simultânea, compreendendo o prófármaco antifúngico 5-fluorocitosina e o fármaco isoniazida (tuberculostático), o cocristal obtido na presente invenção é estável termicamente e não sofre transição de fase quando submetido a ambientes úmidos.
A forma I da 5-FC apresenta alta solubilidade em água e elevada permeabilidade, o que possibilita uma boa absorção no organismo.
Em contrapartida, a isoniazida (INH) é um importante insumo farmacêutico ativo (IFA) usado em combinação com rifampicina, pirazinamida e etambutol para o tratamento da tuberculose (TB) com base em formulações de dose fixa combinada (DFC).
Aplicações
Pode ser utilizada como um novo produto, considerando que é composta por dois insumos farmacêuticos com atividades complementares, ou para aprimorar a qualidade de produto já disponível no mercado, dado que apresenta melhorias no que se refere à estabilidade física.
Público alvo: Indústria farmacêutica.
Estágio de desenvolvimento
Pedido de Patente sob n° BR102017024564-0