CATALISASOR HETEROGÊNEO DE OURO E CARBONO DOPADO COM NITROGÊNIO PARA REAÇÕES DE HIDROGENAÇÃO

 

INTRODUÇÃO

          Um dos desafios apresentado pela área Química é a dificuldade no desenvolvimento de processos químicos que sejam sustentáveis e econômicos, e também apresentem maiores taxas de recuperação e  reciclagem de catalisadores e redução no uso de substâncias com elevado teor tóxico. As reações de hidrogenação entram nesse contexto, uma vez que mesmo sendo muito estudadas e utilizadas industrialmente, precisam ser aprimoradas nesses aspectos.

          Com isso, o invento propõe um catalisador heterogêneo de ouro e carbono dopado com nitrogênio para realização de hidrogenações seletivas, por exemplo a hidrogenação seletiva de alquinos em alquenos, e podendo ser aplicada na indústria química como uma estratégia sintética ou na purificação de matérias-primas. Portanto, o invento apresenta melhor desempenho na questão de seletividade e durabilidade do que os concorrentes, possibilitando processos mais limpos e seguros para a indústria química. Além de ser mais sustentável que os catalisadores no mercado ao não fazer uso do chumbo em sua composição, o catalisador heterogêneo também é reutilizável, pois pode ser utilizado em 10 testes sem perder sua atividade catalítica, desempenhando uma performance superior aos catalisadores existentes.

 

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

          Tendo como objetivo aprimorar os catalisadores existentes no mercado, o invento tem como público alvo indústrias e empresas que lidem com processos químicos.

 

 

 

Figura - Esquema da síntese do catalisador de ouro embebido em carbono dopado com nitrogênio e demonstração da seletividade e reciclagem em reação de semi-hidrogenação de alquino.

 

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

 

 

 

Área: Outros 0105/2017 Instituto de Química da USP

APOIO E FOMENTO: processo nº 2016/16738-7, Fundação de Amparo à Pesquisa

do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões ou

recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s)

autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”.

Patente protegida sob o nº: BR102018004902-0

Polo São Paulo

Contato: alelima@usp.br 

www.patentes.usp.br

Informação sobre a PI:
Área(s):
Outros
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
Liane Marcia Rossi
Jhonatan Luiz Fiorio
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum