CARREADORES PARA LIBERAÇÃO SÍTIO-ESPECÍFICA DE AGENTES ATIVOS

 

Introdução

A busca por carreadores eficazes e com características que favoreçam a disponibilidade, a distribuição e estabilidade de agentes com atividade, seja ela biológica ou não, tem sido de grande interesse para diferentes setores industriais. Nesse sentido, os nanocarreadores têm apresentado um alto potencial para uso.

Um dos principais tipos de nanocarreadores são os lipossomos, os quais, apesar dos benefícios, apresentam certas desvantagens como a baixa capacidade de incorporação de agentes ativos e a instabilidade termodinâmica. Uma alternativa aos lipossomos é o uso de dispersões de partículas de fase liquido-cristalinas, as quais possuem baixa toxicidade, baixa viscosidade, capacidade de liberação controlada e sítio-específica, além de estabilidade termodinâmica e maior capacidade de incorporação.

 

 

Objetivos

A tecnologia consiste em partículas para carreamento de agentes ativos, as quais apresentam a capacidade de otimizar a disponibilidade e permitir a liberação sítio-específica destes agentes em regiões com variação de temperatura.

As partículas podem ser utilizadas para carreamento de fármacos, fotoprotetores, cosméticos, extratos, hidratantes, defensivos agrícolas, fragrâncias e corantes, assim como para constituição de biossensores. 

 

Aplicações e público alvo

Indústrias cosmética e farmacêutica.

Indústrias veterinária e agrícola.

 

Informações Adicionais

Desenvolvida na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da Universidade de São Paulo (USP). O pedido de patente está depositado e disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial.

 

Estágio de desenvolvimento

 

Pedido de Patente registrado sob n° PI0406154-3

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Daniel De Paula
Denise Alves Ferreira
Luciana Biagini Lopes
Maria Vitória Lopes Badra Bentley
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum