CARREADORES LIPÍDICOS PARA USO EM COSMÉTICOS E DERMOCOSMÉTICOS

 

Introdução

Óleos vegetais são compostos muito utilizados em formulações cosméticas e dermocosméticas, pois apresentam propriedades diversas como, por exemplo, de hidratação e de proteção contra o fotoenvelhecimento.

       O uso de sistemas micro e nanoestruturados de óleos vegetais é uma alternativa para fornecer a estes uma maior estabilidade e atividade antioxidante, uma vez que a encapsulação tem uma funcionalidade de proteção e aumento da atividade da biológica dos óleos. Sendo assim, a presente invenção propõe sistemas micro e nanoestruturados de óleos vegetais, com a utilização de novos materiais encapsulantes.

 

 

Objetivos

A tecnologia consiste em micro e nanopartículas para carreamento de óleos vegetais em formulações cosméticas e dermocosméticas. O emprego de tais carreadores permite a liberação controlada dos ativos encapsulados, além de melhorar a atividade antioxidante e aumentar a estabilidade de substâncias graxas e vitaminas presentes nestes.

       Os carreadores ainda possibilitam a manutenção da hidratação da pele e do efeito protetor contra queimaduras solares e fotoenvelhecimento, quando utilizadas em cosméticos e dermocosméticos em conjunto com ativos adequados.

 

Aplicações e público alvo

Indústria cosmética e farmacêutica.

 

Informações Adicionais

Desenvolvida na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da Universidade de São Paulo (USP). O pedido de patente está depositado e disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial.

 

Estágio de desenvolvimento
 

 

Pedido de patente depositado sob o nº: BR102012001448-3

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Luis Alexandre Pedro De Freitas
Anna Beatriz Frejuello Limoli Nosari
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum