BIOSSENSOR ELETROQUÍMICO DE DNA PARA A DETERMINAÇÃO DE TRAÇOS GENÉTICOS DA ANEMIA FALCIFORME

 

Introdução

A ágil caracterização de doenças é um fator fundamental para o aumento das chances de cura e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar da população.

Para que tais soluções sejam oferecidas de maneira mais eficiente e para uma maior parcela da população, são necessárias ferramentas de diagnóstico precisas, portáteis, simples e de baixo custo. Neste contexto, genossensores eletroquímicos são ferramentas de grande interesse.

 

 

 

Figura 1 - Etapas  de montagem do biossensor.

Fonte: Gnano - USP. 

 

Objetivos

A presente invenção consiste em um biossensor eletroquímico de DNA, com capacidade de determinação simples, rápida e de baixo custo de traços genéticos da anemia falciforme, auxiliando no aconselhamento genético, de forma a permitir que pacientes e/ou parentes saibam se possuem ou correm risco de determinada doença; processo para a preparação do referido biossensor eletroquímico de DNA; e seu uso.

Quando comparado às alternativas disponíveis destacam-se as seguintes características: (i) portabilidade; (ii) simplificação do processo de diagnóstico proporcionando redução de custos (em comparação com os métodos tradicionais); (iii) os procedimentos são realizados em temperatura e pressão ambientes, sem a necessidade de controles rigorosos de tais condições.

 

Aplicações

Determinação do traço da anemia falciforme, uma vez que o biossensor eletroquímico desenvolvido permite a identificação da presença ou ausência da mutação relacionada à doença através da análise da taxa de hibridização entre o DNA da amostra e a sequência imobilizada. 

 

Público alvo: Empresas que atuam na área de dispositivos médicos para diagnóstico.

 

Estágio de desenvolvimento
 

 

Pedido de Patente depositado sob n° BR102016022344-0

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Eduardo Vieira De Brito
ADMINISTRADOR
Universidade de São Paulo
55 16 3373 8052
eduardobrito@usp.br
Inventores:
Valtencir Zucolotto
Bruno Campos Janegitz
Camila Barbosa Bramorski
Juliana Cancino Bernardi
Laís Canniatti Brazaca
Palavras-chave:
Aconselhamento Genético
Anemia Falciforme
Biossensor
Diagnóstico
DNA
Eletroquímica
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum