BIOLEAF – ANÁLISE FOLIAR

 

Introdução

Diversas culturas sofrem ações de herbivoria de insetos, o que custa milhões de reais para os produtores rurais. Dessa forma, é necessário monitorar constantemente o dano foliar da cultura para orientar a aplicação correta de inseticidas. No entanto, os métodos atuais para medir o dano foliar são caros e laboratoriais e, em alguns casos, depende de dispositivos complexos.

 

 

 

Figura – Interface do aplicativo BioLeaf.

 

 

 

Objetivos

Para lidar com essa necessidade, o presente aplicativo para smarthphones utiliza técnicas de processamento de imagens e computação gráfica para medir o dano causado. A aplicação não utiliza scanners para digitalização das imagens.

Auxilia os produtores rurais reduzindo o tempo para medir o dano foliar e os custos analíticos. O BioLeaf alcança quantificação de danos foliares com precisão comparável à de especialistas humanos.

 

Aplicações

A aplicação estima não somente a área com predação de inseto, como também regiões em que os contornos foram perdidos fazendo a reconstrução por curvas de Bézier. Com o aplicativo, os especialistas podem fazer tais estimativas em campo, isto é, não existe a necessidade dele estar em uma estrutura física, como um laboratório. A solução pode ser aplicada em diversas culturas, como: soja, milho, algodão, arroz, trigo, aveia, batata, café, cana-de-açúcar e vegetais.

 

Público alvo: Cooperativas de produtores rurais, Empresas que prestam serviços aos Produtores Rurais, Órgãos Públicos de Apoio ao Produtor Rural.

 

 

Estágio de desenvolvimento
 

 

Registro sob n° BR512017001042-0.

Informação sobre a PI:
Área(s):
Agropecuária
Para mais informações, entre em contato:
Eduardo Vieira De Brito
ADMINISTRADOR
Universidade de São Paulo
55 16 3373 8052
eduardobrito@usp.br
Inventores:
José Fernando Rodrigues Júnior
Bruno Brandoli Machado
Gercina Gonçalves Da Silva
Antonia Railda Roel
Diogo Sant´ana Sarath
Jonatan Patrick Margarido Oruê
Mauro Dos Santos De Arruda
Wesley Nunes Gonçalves
Cleidimar Viana Dos Santos
Hemerson Pistori
Palavras-chave:
Área Foliar
Herbivoria
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum