Introdução Diversas culturas sofrem ações de herbivoria de insetos, o que custa milhões de reais para os produtores rurais. Dessa forma, é necessário monitorar constantemente o dano foliar da cultura para orientar a aplicação correta de inseticidas. No entanto, os métodos atuais para medir o dano foliar são caros e laboratoriais e, em alguns casos, depende de dispositivos complexos. | 
Figura – Interface do aplicativo BioLeaf. |
Objetivos
Para lidar com essa necessidade, o presente aplicativo para smarthphones utiliza técnicas de processamento de imagens e computação gráfica para medir o dano causado. A aplicação não utiliza scanners para digitalização das imagens.
Auxilia os produtores rurais reduzindo o tempo para medir o dano foliar e os custos analíticos. O BioLeaf alcança quantificação de danos foliares com precisão comparável à de especialistas humanos.
Aplicações
A aplicação estima não somente a área com predação de inseto, como também regiões em que os contornos foram perdidos fazendo a reconstrução por curvas de Bézier. Com o aplicativo, os especialistas podem fazer tais estimativas em campo, isto é, não existe a necessidade dele estar em uma estrutura física, como um laboratório. A solução pode ser aplicada em diversas culturas, como: soja, milho, algodão, arroz, trigo, aveia, batata, café, cana-de-açúcar e vegetais.
Público alvo: Cooperativas de produtores rurais, Empresas que prestam serviços aos Produtores Rurais, Órgãos Públicos de Apoio ao Produtor Rural.
Estágio de desenvolvimento
Registro sob n° BR512017001042-0.