Acessório de suporte para a bomba de um dispositivo mecânico de circulação

 

Introdução

Pacientes com problemas cardíacos à espera de um transplante podem precisar de um dispositivo mecânico que substitua as funções ventriculares do coração, ou seja, uma bomba artificial. É comum que, nesses dispositivos, chamados DAV’s, a bomba em questão fique projetada para fora do corpo, ligada ao coração por tubos que atravessam a pele e, portanto, exposto à ação da gravidade e possíveis choques.

 

Objetivos

Abrandar as consequências do uso de um DAV, principalmente em relação ao desconforto e os riscos associados à bomba cardíaca, posicionada externamente ao corpo do paciente. Sanados esses problemas, o paciente tem maior mobilidade e liberdade no período pós-operatório e, consequentemente, pode mais facilmente manter sua rotina.

 

Aplicações e público alvo

Oferece uma forma segura e confortável de transporte da bomba do dispositivo mecânico de circulação cardíaca, mantendo-a presa em uma bolsa junto ao corpo através de tiras de tecido, que formam uma espécie de cinto. Sendo assim, o risco de choques ou avarias possivelmente causadas pelo peso, tanto à própria bomba quanto ao curativo, é reduzido. Por fim, a bomba fica alojada de maneira mais adequada debaixo das roupas dos pacientes que necessitam de assistência circulatória mecânica como ponte para transplante cardíaco, ponte para recuperação ou ponte para decisão.

  

Estágio de desenvolvimento
 

Patente registrada sob n° BR102013032620-8

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Lima
Universidade de São Paulo
alelima@usp.br
Inventores:
Ticiane Carolina Faustino Campani
Vera Lucia De Gouveia Santos
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum