AUTOCLAVE MULTIFUNCIONAL COM OPÇÕES DE UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES AGENTES ESTERILIZANTES

 

Introdução

Os instrumentos utilizados nas áreas relacionadas à saúde têm grande possibilidade de transmitir doenças infecto contagiosas. Para reduzir esse problema recorre-se a métodos de esterilização e/ou descontaminação de tais instrumentos nos intervalos entre os procedimentos. Uma estimativa divulgada pelo Ministério da Saúde aponta que no Brasil existem cerca de 800 mil pessoas infectadas pelo vírus da hepatite B e 1,5 milhão pelo vírus da hepatite C. 

    Fonte: CEPOF-USP

Objetivos

O presente modelo de utilidade refere-se à disposição construtiva de um equipamento de descontaminação e/ou esterilização. Em sua construção buscou-se desenvolver um equipamento que pudesse atenuar de forma acentuada os principais problemas relacionados com o controle microbiológico de instrumentais e materiais por meio dos métodos amplamente utilizados: (i) danos nas características estruturais dos instrumentos, ou em sua precisão, quando aplicada a esterilização por calor/temperatura em materiais termosensíveis; (ii) tempo do procedimento (em alguns casos o procedimento pode durar até 24 horas para garantia da eliminação de esporos); (iii) preocupação com a questão ambiental envolvendo resíduos.

Quando comparado às alternativas disponíveis para descontaminação e/ou esterilização, destacam-se as seguintes características:

- Tratar-se de equipamento do tipo Autoclave Multifuncional com opções de utilização de diferentes agentes esterilizantes de forma a se obter um produto de ampla eficácia e eficiência esterilizante, podendo ser agregado ao mesmo até quatro tipos diferentes de funções: (i) Vapor saturado seco (termocoagulação); (ii) Luz-Ultravioleta (UV); (iii) Ozônio (O3); Ozônio (O3) com Luz-Ultravioleta (UV);

- Possibilidade de se integrar um sistema de vácuo com o objetivo de propiciar maior penetrabilidade dos agentes esterilizantes em locais de difícil acesso, onde o ar possa dificultar a ação de tais agentes.

 

 

Aplicações

Esterilização de materiais e instrumentais nas áreas médica, odontológica, estética, veterinária, farmacêutica, podológica, entre outras. 

 

 

Público alvo: Indústrias que atuam no setor de equipamentos para esterilização.

 

Estágio de desenvolvimento
 

 

Pedido de Patente depositado sob n° BR 20 2016 016594-1.

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Eduardo Vieira De Brito
ADMINISTRADOR
Universidade de São Paulo
55 16 3373 8052
eduardobrito@usp.br
Inventores:
Vanderlei Salvador Bagnato
Bruno Pereira De Oliveira
Daniel José Chianfrone
Germano José Piccin
Kate Cristina Blanco
Palavras-chave:
Descontaminação
Esterilização
Farmácia
Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Medicina
Odontologia
Ozônio
Saúde Coletiva
Termocoagulação
Ultra-Violeta
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum