Introdução O articulador dental é utilizado para fins de diagnóstico, planejamento, estudo da oclusão, confecção de próteses, placas interoclusais e para realização de cirurgias de modelo para obtenção do guia cirúrgico. O controle do ajuste vertical na região anterior e posterior é necessário em alguns procedimentos odontológicos, como por exemplo, na confecção de placas interoclusais e na confecção do guia cirúrgico utilizado em cirurgias ortognáticas. Com a finalidade de melhorar a funcionalidade dos articuladores, foram idealizadas modificações nas hastes posteriores do articulador dental e no pino incisal, afim de permitirem o ajuste vertical com mais praticidade do articulador e a mensuração da movimentação realizada. |  |
Objetivos
A tecnologia consiste em um articulador dental provido com melhoramentos funcionais em suas hastes posteriores assim como no pino incisal, o que possibilita a alteração da altura vertical do ramo posterior do articulador além do controle vertical anterior .
Aplicações e público alvo
a) Indústria de equipamentos odontológicos e médicos.
Informações Adicionais
Desenvolvida na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP). O pedido de patente foi depositado e está disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial.
Estágio de desenvolvimento
Patente registrada sob n° MU 9101950-8