AGENTES DE IMAGEM MOLECULAR MULTITÉCNICA E RESPECTIVOS KITS PARA DIAGNÓSTICO

 

Introdução

A presente invenção se refere a formulações de nanoagentes de diagnóstico por imagem multitécnica, e kits de diagnóstico baseado em tais formulações, que são capazes de se concentrar em tumores e indicar a sua existência e localização por técnicas tais como imagem por ressonância magnética nuclear, tomografia por emissão de pósitrons (PET), PET-CT, SPECT, SPECT/CT, PET/MRI e cintilografia, além de eventualmente poderem atuar como agentes terapêuticos (radiofármacos).

Fig. 1: biodistribuição de NP conjugado com trastuzumabe e radiomarcado com Tc-99m em

órgãos de Balb-C sadios (acima) e com tumor de mama induzido (abaixo).

 

Objetivos

Esta invenção possui como objetivo conferir maior sensibilidade para técnicas de diagnóstico por imagem, além de poder transportar radiofármacos para tratamento local de modo menos invasivo, permitindo o diagnóstico precoce e o tratamento de tumores, assim, aumentando as possibilidades de cura. Tais formulações também são apresentadas na forma de “cold kits”, cujo procedimento de uso já se encontra disseminado na comunidade médica, facilitando sua adoção para diagnóstico e tratamento.

 

Aplicações e público alvo

Este invento aplica-se a laboratórios, hospitais, instituições públicas e privadas de saúde que são ou desejam ser referência no tratamento e prevenção do câncer.

 

Estágio de desenvolvimento

 

Patente registrada sobre n° BR 10 2017 010378-1

 

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
Koiti Araki
Sergio Toma
Ralph Santos Oliveira
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum