Introdução
A presente invenção se refere a formulações de nanoagentes de diagnóstico por imagem multitécnica, e kits de diagnóstico baseado em tais formulações, que são capazes de se concentrar em tumores e indicar a sua existência e localização por técnicas tais como imagem por ressonância magnética nuclear, tomografia por emissão de pósitrons (PET), PET-CT, SPECT, SPECT/CT, PET/MRI e cintilografia, além de eventualmente poderem atuar como agentes terapêuticos (radiofármacos).
Fig. 1: biodistribuição de NP conjugado com trastuzumabe e radiomarcado com Tc-99m em
órgãos de Balb-C sadios (acima) e com tumor de mama induzido (abaixo).
Objetivos
Esta invenção possui como objetivo conferir maior sensibilidade para técnicas de diagnóstico por imagem, além de poder transportar radiofármacos para tratamento local de modo menos invasivo, permitindo o diagnóstico precoce e o tratamento de tumores, assim, aumentando as possibilidades de cura. Tais formulações também são apresentadas na forma de “cold kits”, cujo procedimento de uso já se encontra disseminado na comunidade médica, facilitando sua adoção para diagnóstico e tratamento.
Aplicações e público alvo
Este invento aplica-se a laboratórios, hospitais, instituições públicas e privadas de saúde que são ou desejam ser referência no tratamento e prevenção do câncer.
Estágio de desenvolvimento
Patente registrada sobre n° BR 10 2017 010378-1