AÇOS PARA MOTORES DA MOBILIDADE ELÉTRICA E OUTRAS APLICAÇÕES EM FREQUÊNCIAS ATÉ 1,5kHz

 

INTRODUÇÃO
          Um dos desafios da mobilidade elétrica é aumentar a autonomia dos veículos. Além de melhorar as baterias, é necessário reduzir o consumo energético dos motores elétricos de tração veicular. Esses motores devem trabalhar em velocidade variável e ter maior densidade de potência, ou seja, tem que ser menores, para economizar peso. A solução para essas duas demandas, velocidade variável e maior densidade de potência, exige o aumento da frequência de excitação eletromagnética.  A  presente tecnologia patenteia a criação de um novo aço, que dissipa menos energia quando excitado em frequências acima de 400Hz, fabricado a partir de uma modificação do processo tradicional de produção de aços elétricos de grão não orientado (também chamados de aços GNO). O efeito técnico da modificação é tornar a perda magnética de potência menos sensível ao crescimento da frequência em relação ao observado nos atuais aços comerciais.

        A dissipação de energia na histerese magnética cresce com o aumento da frequência da excitação. Os aços comercialmente disponíveis foram otimizados para a aplicação em 60Hz, e não estão adequados para as aplicações em frequências mais altas. A patente adota uma solução de baixo custo, que foge do senso comum dos fabricantes de aços para aplicações eletromagnéticas: em altas frequências, é vantajoso usar o aço com um pequeno grau de encruamento, desde que dentro de certos limites.

                

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

          A tecnologia se insere no campo da engenharia, mais precisamente no setor de engenharia metalúrgica e tem sua aplicação no setor de engenharia elétrica.

 

               

      Figuras 1. Carro elétrico.

                    2. Gráfico de diferenças de desempenho entre a amostra comercial e a desta tecnologia, mostrando que em altas frequências a perda de potência é menor no aço objeto desta patente.                     

 

  ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

   

Área: Energia 0026/2017 Escola Politécnica de São Paulo                                                Polo São Paulo

Patente protegida sob o nº:  BR 102018067976-7                                                               alelima@usp.br

                                                                                                                                             www.patentes.usp.br

Informação sobre a PI:
Área(s):
Energia
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
DANIEL LUIZ RODRIGUES JÚNIOR
FERNANDO JOSÉ GOMES LANDGRAF
ADRIANO ALEX DE ALMEIDA
THOMAS SEIJI PASCOTO NISHIKAWA
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum