INTRODUÇÃO
A espectroscopia de impedância é utilizada em pesquisas de diagnóstico clínico, controle de qualidade de alimentos e monitoramento de colônias celulares. Desenvolver (bio)sensoriamento com potencial comercial requer pesquisas de campo, com maiores riscos causados pelo transporte e manejo fora do laboratório. Os dispositivos tradicionais são precisos em amplas faixas de medição, mas seu altíssimo custo e grandes dimensões impossibilitam a pesquisa em campo. Recentemente surgiram opções comerciais menores mas com custo ainda alto, e as abordagens científicas de baixo custo ainda não apresentaram faixas amplas e precisas de medição. Para tanto, a presente invenção discorre sobre um espectrômetro de impedância portátil, de muito baixo custo, e com alto grau de precisão em amplas faixas de frequência, amplitude de sinal e valores de impedância.
DIFERENCIAL
A tecnologia apresentada difere-se das alternativas comerciais pelas dimensões reduzidas, o uso portátil com notebook e um custo de 10 a 100 vezes menor. Em comparação às alternativas presentes na literatura científica, inclui as seguintes vantagens: amplas faixas de frequência, amplitude de sinal e magnitudes de impedância, regulagem fina de amplitude, ajuste automático de amplificação da resposta, calibração e filtragem de ruído automáticas e alta precisão de medida.
Figura: diagrama do circuito do espectrômetro de impedância elétrica. - BR 10 2021 020940 2
APLICAÇÕES E PÚBLICO-ALVO
A presente invenção insere-se nos campos da física, química e engenharias, para análise de concentração de analitos em soluções, detecção de cheiros e sabores, caracterização de materiais e mapeamento bidimensional, dentre outros. O dispositivo é destinado a pesquisadores destas áreas que trabalhem espectroscopia de impedância elétrica e que desejem um dispositivo mais barato com as mesmas funcionalidades dos comerciais.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Instrumentação, 0081/2020
Instituto de Física de São Carlos/IFSC - Universidade de São Paulo/USP
APOIO E FOMENTO: processo nº 2019/00101-8. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Protegida sob o nº BR 10 2021 020940 2
Polo São Carlos
inovacao@sc.usp.br
www.patentes.usp.br