PROCESSO DE SINTESE DE PIOGLITAZONA

 

INTRODUÇÃO
          A pioglitazona é um agente hipoglicêmico de uso oral utilizado no tratamento do diabetes mellitus tipo 2, um medicamento antidiabético indicado para melhorar o controle glicêmico, mais especificamente atua eliminando a glicose insulina-dependente e diminuindo a produção de glicose hepática. Aproximadamente mais de 90% das pessoas com diabetes têm o Tipo 2, este número vem aumentando nos últimos anos, uma vez que o aumento do sedentarismo e piora dos hábitos alimentares são as principais razões para este fenômeno.

            A tecnologia aqui apresentada visa reduzir uma etapa da rota de síntese, implicando na redução de custos de operação e de purificação, além da geração de resíduos. A aplicação do produto será a mesma já existente no mercado, porém com mudança nos processos de produção.

    Imagem Ilustrativa – Comprimidos uso oral. https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fpxhere.com%2Fpt%2Fphoto%2F1610974&psig=AOvVaw1m_Dmsi0yPmOLhRjU1iSz4&ust=1623341795516000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCPjtz6X_ivECFQAAAAAdAAAAABAD.

 

DIFERENCIAL

          A tecnologia propõe a produção do fármaco em microrreatores capilares de fluxo contínuo e, consequentemente, aumento significativo do rendimento do produto e redução do tempo de reação. O novo processo promoverá maior conversão dos reagentes e rendimento do produto gerando economia nos custos de produtos e uso de materiais, além de diminuir as emissões atmosféricas e efluentes. A planta industrial será de 10 a 100 vezes menor.

 

APLICAÇÕES E PÚBLICO-ALVO

         A tecnologia a ser incorporada em indústrias farmacêuticas que façam a produção e comercialização desse fármaco, se insere no campo da farmácia, servindo como ferramenta no campo de Saúde e Cuidados (Humanos e Animais). 

 

             

  ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais);  0023/2020

Faculdade de Ciências Farmacêuticas – USP

APOIO E FOMENTO:  processo nº 2017/12830-9 e nº 2018/01478-5. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”..

Protegida sob o nº BR 10 2021 006604 0

                                                                                                                                             Polo São Paulo

                                                                                                                                             alelima@usp.br

                                                                                                                                          www.patentes.usp.br

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
RENAN RODRIGUES DE OLIVEIRA SILVA
MAURI SERGIO ALVES PALMA
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum