DISPOSITIVO AUXILIAR PARA CIRURGIAS MINIMAMENTE INVASIVAS

 

Introdução

Dentre os dispositivos que auxiliam no procedimento cirúrgico, existem os dispositivos que são conhecidos como afastadores, como por exemplo, os afastadores autoestáticos e os afastadores ortoestáticos. Os afastadores ortoestáticos existentes atualmente são instrumentos que geralmente pesados e que apresentam dimensões que os tornam pouco práticos para cirurgias minimamente invasivas.

Com o advento cada vez maior de técnicas e procedimentos cirúrgicos que permitem a realização de cirurgias em que as incisões na pele têm se tornado cada vez menores, é necessário o uso de instrumentos com menores dimensões e mais leves.

Desta forma, a tecnologia trata de um afastador ortoestático que, devido às suas características, pode ser utilizado em cirurgias minimante invasivas.

 

Objetivos

A presente invenção trata de um afastador ortoestático para procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos,  o qual pode ser utilizado em cirurgias vasculares, plásticas e pediátricas, assim como também na área de medicina veterinária. Tal afastador apresenta vantagem em relação àqueles existentes no mercado devido às dimensões reduzidas do mesmo e a leveza, o que proporciona praticidade e aumento do campo de visão do cirurgião.

                                                                                                                                                                       

Aplicações e público alvo

a) Indústria de equipamentos cirúrgicos

 

Informações Adicionais

Desenvolvida na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP). A patente de modelo de utilidade foi concedida e está disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial.

 

Estágio de desenvolvimento
 

Patente registrada sob n° MU 8701810-1

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Takachi Moriya
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum