ANTENA MULTIBANDA DO TIPO PLANAR EM F-INVERTIDO

 

Introdução

As aplicações das comunicações sem fio tiveram um crescimento exponencial a partir da década de 1990, quando houve a popularização das redes de telefonia celular. Cada usuário de rede é portador de um terminal móvel, o qual dispõe de uma antena integrada que permite a conexão do mesmo com as operadoras dos serviços de telefonia móvel. A presente invenção é uma antena com geometria inédita destinada a terminais móveis que operam em diversas bandas de frequência, recebendo e transmitindo sinais de diferentes serviços de comunicação.

Objetivos

Construir um equipamento rastreador GPS para uso em atividades logísticas que se beneficiem da coleta de dados com taxa de amostragem variável como, por exemplo, a estimativa de emissão de GEE por veículos de carga. Além disso, disponibilizar dados do rastreio em uma estrutura tipo cloud computing.

 

Objetivos

Esta tecnologia insere-se no campo da Eletrônica e das Telecomunicações. Ela consiste em uma antena multibanda do tipo planar em F-invertido para aparelhos portáteis de sistemas de comunicação móvel.

A invenção vem atender à necessidade de antenas internas para dispositivos portáteis que operam com múltiplos serviços utilizando diferentes bandas de frequência para transmissão e recepção de sinais. Exemplos de aplicações para a invenção são a telefonia celular (GSM, DCS, PCS e UMTS) e as redes locais sem fio (IEEE 802.11).

  

Estágio de desenvolvimento
 

 

Patente registrada sobre n° BR1020140002807-2

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
Fátima Salete Correra
Murilo Hiroaki Seko
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum